Tadeu Masano
Com os imprevistos e incertezas decorrentes da pandemia de COVID-19, as perspectivas para a economia mundial começam a melhorar. Mas a recuperação ainda deve ser desigual, seja entre países ou setores, dependendo da eficácia dos programas de vacinação, das políticas públicas e das ações adotadas por governos e empresas.
Neste cenário, sistemas geográficos de informação têm desempenhado importante papel tanto na antecipação do comportamento dos mercados como no sentido de rastrear casos e mortes decorrentes do novo coronavírus e monitorar a vacinação que permitirá a retomada das atividades.
É a partir do entendimento da geografia humana – a análise da composição da população, seus hábitos e comportamentos, níveis de riqueza, educação, trabalho, cultura, idade, necessidades e desejos -, que podem ser determinados indicadores como de potencial e propensão de consumo, nível de atendimento e de carências. Esses atributos e indicadores estão associados a uma geografia física – seja a países, cidades, bairros e quarteirões.
Na lógica do mercado com os seus 4 “Ps” (Preço, Ponto, Produto e Promoção), a geografia está cada vez mais presente e dinâmica, incorporando “data insights” e inteligência artificial para gerar conhecimento avançado.
Uma boa localização pode representar grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Isso é facilmente verificado quando se comparam os resultados individuais de lojas de uma cadeia ou de uma rede bancária, em que a localização pode ser responsável por um elevado desvio-padrão dos resultados.
A importância da localização também pode ser avaliada pela própria maneira como os consumidores reagem para realizar suas compras. É com base nessa dialética que se acaba por rotular determinada localização como “aquele ponto é fora de mão” ou “aquela localização é fantástica”, ajudando a entender o quão estratégica é essa escolha.
O entendimento de onde encontrar o público-alvo, com informações detalhadas sobre o potencial de consumo, entendendo seus hábitos e atuação da concorrência, ajudam a direcionar ações mercadológicas para atendimento por lojas físicas ou e-commerce.
É com essa visão geográfica moderna e inteligente que a Geografia de Mercado ajuda seu negócio a construir uma história de sucesso. Precursora nas aplicações de geomarketing no Brasil, a consultoria tem a ética e a qualidade nos projetos como pilares na condução dos negócios.
Venha conhecer nosso site em www.geografiademercado.com